Grenal

     Considerado um dos 10 maiores clássicos do mundo, o derby é disputado desde 1909, data de fundação do rival Internacional de Porto Alegre, popularmente chamado Colorado ou simplesmente Inter. Existe uma lenda por trás da fundação do Inter, que teria reunido torcedores não aceitos como sócios no Grêmio e resolveram criar seu próprio clube para jogar futebol. Naquele tempo os clubes de futebol eram criados para praticar futebol intra-muros, dentro do próprio clube entre os sócios e raramente disputavam partidas com outros clubes ou associações. E, quando isto ocorria, organizavam-se festas onde os vencedores convidavam os perdedores para almoços ou jantares, com bailes entre os sócios das duas agremiações envolvidas. 
     O primeiro Grenal teve o placar de 10x0 em favor do Grêmio, considerada a maior goleada entre os dois, foi disputado no Estádio da Baixada, às 15:30 do dia 18/07/1909, um domingo. Os jogadores do Grêmio trajavam camisa dividida verticalmente, metade azul e metade branca e calções pretos. O Inter jogou de camisa listrada verticalmente, nas cores vermelha e branca. O público foi de cerca de 2000 pessoas. O árbitro da partida foi Waldemar Bromberg, sendo juízes de linha João de Castro e Silva e H. Sommer, e juízes de gol Theobaldo Foernges e Theodoro Bugs. Os juízes de gol ficavam sentados num banquinho ao lado das goleiras, indicando se a bola entrava ou não no gol, pois na época não havia redes nas goleiras. O pontapé inicial fora dado por Edgar Booth que, aos 10 minutos, marcou o primeiro gol do jogo e da história do clássico. Booth ainda marcou mais quatro gols, sendo o restante dos tentos marcados por Júlio Grünewald (4 gols) e Moreira (1 gol), totalizando o placar em 10 a 0 para o Grêmio, a maior goleada da história dos Grenais. 
     No dia 19/07/2009, também num domingo, foi disputado o Grenal dos Cem Anos no Estádio Olímpico Monumental, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, com vitória do Grêmio, de virada, por 2x1. Os gols foram de Souza e Maxi Lopez (G) e Nilmar (I). O clássico número 377 teve como personagem do jogo o argentino Maxi Lopez e os times jogaram assim: Grêmio: Victor, Mário Fernandes (Makelele), Rafael Marques, Réver e Fábio Santos; Túlio, Adilson, Tcheco e Souza; Herrera (Jonas) e Maxi Lopez. Técnico: Paulo Autuori. Inter: Lauro, Bolívar (Danilo Silva), Índio, Sorondo e Kléber; Sandro, Guiñazú, Andrezinho (Giuliano) e D'Alessandro; Taison, (Alecsandro) e Nilmar. Técnico: Tite. Foi árbitro do jogo o Leonardo Gaciba e o público foi de 44020 pessoas, com 36046 pagantes.


Veja a ficha técnica de todos os Grenais:



Folheto promocional do primeiro Grenal.














Foto do time do Grêmio no primeiro Grenal.











 Foto do time do Inter no primeiro Grenal.










Foto de lance da partida do primeiro Grenal.










Publicidade no aniversário de 100 Anos do Grenal.














Capa da Revista Goool sobre os Cem anos de Grenal















Souza (1 gol) e Tcheco (Capitão)












Maxi Lopez, personagem do jogo












GREnal das Faixas. 

O Inter colocou as faixas de Campeão do Mundo'1983 no Grêmio no famoso GREnal das faixas, realizado em fevereiro'1984.